-->

Como usar o verbo “stay”?

Responsive Ad Here
Como usar o verbo “stay”?
Como usar o verbo stay”? O verbo “stay” é um vocábulo bastante comum no inglês. Ele, assim como muitos outros verbos, possui uma variedade de significados e sentidos dos quais são bastante úteis no diálogo diário. Basicamente, usamos “stay” no mesmo sentido que usamos em português para o verbo “ficar”, assim, podemos dizer que we want to stay in bed [“queremos ficar na cama”] que temos compromisso, e, por isto, we can’t stay [“não podemos ficar]. Podemos dizer “stay” também no sentido de “continue”, ou “keep”, ou seja, manter a continuidade de uma ação e, portanto, “ficar fazendo algo” [“stay + v. + ing” ex.: she stays looking at me (“ela fica olhando para mim”)]. Podemos também usar no sentido de permanecer em um estado, como, por exemplo, quando dizemos que desejamos para alguém “to stay happy”, deixando claro que a ideia aqui é de que a pessoa já está feliz e desejamos que ela permaneça feliz, ou seja, continue neste estado.


OBS:1 Não se usa “stay” pra “ficar” no sentido romântico, conforme é usado no Brasil. O normal é usarmos “hang out”, “go out” ou “see”.

Cf. Como digo “quem não arrisca não petisca” em inglês?
Cf. Como digo “matar a sede” em inglês?
Cf. Como digo “bater na mesma tecla” em inglês?
Cf. Como digo “tirar dúvida” em inglês?
Cf. Como digo “resumindo” em inglês?
Cf. Como digo “se matar de trabalhar” em inglês?
Cf. Como digo “ainda por cima” em inglês?
Cf. Como digo “hospedar alguém” em inglês?
Cf. Como digo “de que adianta...” em inglês?
Cf. Como digo “até agora...” em inglês?

OBS:2 Quando também desejamos dizer que alguém “fica” em determinado estado, quero dizer, sofrendo uma alteração em seu estado físico, mental ou emocional, como quando falamos de “ficar doente”, “fica feliz/triste”, “fica melhor/pior”, “fica rico/pobre” usamos o verbo “get” no mesmo sentido de “become”, ou seja, “tornar-se”.

OBS:3 O verbo “stay” é regular; sendo assim, basta colocarmos “ed” ao final do verbo para mudar para o passado. Ex.: She stayed calm. [Ela ficou calma]


Responsive Ad Here

Professor particular

Tenha aulas exclusivas, com professor particular por 25 reais hora/aula. Contato: edu.galvao.junior@gmail.com